Empresas escondem doenças profissionais
Os trabalhadores metalúrgicos que têm doenças profissionais ou relacionadas ao trabalho, estão sendo vítimas de um verdadeiro atentado ao seus direitos e à sua saúde.
As empresas, inclusive as chamadas grandes, estão em verdadeira campanha para esconder as doenças do trabalho, não emitindo a CAT – comunicação de acidente no trabalho, como manda a lei.
Esse fato, além de roubar os direitos do trabalhador doente que fica sem a estabilidade da nossa convenção coletiva e sem a possibilidade de receber o Auxílio Acidente do INSS, acaba também contribuindo para o agravamento da doença, uma vez que não sendo recolocado em função compatível a tendência é que as lesões se tornem incuráveis e definitivas.
Todo tipo de pilantragem está sendo usado nas empresas como forma de enganar o trabalhador.
Alegam-se normas e portarias que não existem, usam-se avaliações ergonômicas dos postos de trabalho feitas por profissionais sem nenhuma qualificação em ergonomia, usam de critérios discutíveis e tendenciosos para interpretação de exames diagnósticos.
Isso tudo, com a conivência e cumplicidade da perícia do INSS, que tem o maior interesse em fazer o joguinho das empresas onde também trabalham.
Assim, empresas com milhares de trabalhadores expostos a condições de trabalho bastante ruins, passaram um ano sem registrar um caso sequer de doença profissional, contrariando as estatísticas e previsões da própria Previdência Social.
Portanto, se você companheiro é uma dessas vítimas, não espere mais.
Procure o seu representante na CIPA, Comissão de Fábrica ou da Diretoria ou então agende uma consulta no Departamento de Saúde do Trabalhador do nosso Sindicato, que estará dando toda orientação e os encaminhamentos necessários para a solução do seu problema.