Empréstimo consignado: Cuidado com as armadilhas

O empréstimo consignado, aquele em que o trabalhador tem o desconto da mensalidade no salário, surgiu para aliviar a situação financeira numa hora de aperto. Isso porque nesse tipo de empréstimo os juros variam de 1,5% a 2,5%.

A operação faz tanto sucesso que surgiram várias financeiras, especialmente para emprestar a aposentados e pensionistas.

O problema é que o serviço oferecido por algumas financeiras pode esconder armadilhas. Num folheto distribuido recentemente no pátio de uma montadora, uma delas fala das vantagens do empréstimo para aposentados e funcionários públicos, como taxas de juros de 1,75%, e apresenta a simulação de empréstimo conforme a renda.

No finalzinho, o panfleto afirma que a taxa de juros para o trabalhador assalariado e para os autônomos é de 5,7% ao mês. É com isso que todos devem tomar cuidado. Essa taxa é muito alta e próxima do que os bancos cobram por outros tipos de empréstimos.

Antes de contatar alguma financeira ou banco para tomar um empréstimo, procure antes um representante do Sindicato para saber se a fábrica em que você trabalha tem acordo assinado para o desconto em folha.