Empréstimo em folha: Sindicato faz acordo com Banco do Brasil

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC assinou na última quinta-feira acordo com o Banco do Brasil para empréstimo em dinheiro com desconto na folha de pagamento. É o terceiro acordo assim com uma instituição financeira. Os dois anteriores foram com a Caixa Econômica Federal e com o BMG (Banco Minas Gerais).

O acordo com o Banco do Brasil tem as mesmas vantagens que os demais. A taxa de juros varia de 1,75% a 2,60% ao mês para os sócios do Sindicato, enquanto quem não for sócio do Sindicato paga de 2% a 3,30% ao mês.

Se comparado com as taxas praticadas pelo mercado, o acordo é bem favorável ao trabalhador que enfrenta taxas médias de 6,% no empréstimo pessoal; 9% no cheque especial: ou de 10% no cartão de crédito.

Hoje o Sindicato firmará acordo com o Banco Alfa, um dos 30 que participam do convênio com a CUT.

>> Empréstimo só sai com empresa aderindo

Não é porque o Sindicato já tem três convênios assinados que o meta-lúrgico poderá ir a uma agência destes bancos e ter seu empréstimo.

Antes, é necessário que as em-presas também assinem o acordo com algum deles para que o trabalhador tenha o benefício.

Por isso a orientação é que os companheiros pressionem as fábricas nas quais trabalham.

>> Contatos

Muitas empresas alegaram que não têm conhecimento dos acordos, tampouco sabem quem procurar nos bancos.

A secretaria-geral na Sede do Sindicato poderá oferecer às empresas os telefones e nomes dos responsáveis nos bancos que já as-sinaram acordos. Basta ligar para 4128-4200, ramal 4296.