Encontro de ferramenteiros promove debate sobre o fortalecimento do setor

Na última semana, nos dias 23 e 24, ferramenteiros de diversos locais do Brasil se reuniram na cidade de Joinville, em Santa Catarina, no 13º Enafer (Encontro Nacional de Ferramentarias) para debater melhorias e políticas para o fortalecimento do setor.

Fotos: Divulgação

O coordenador geral da representação na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, que participou do evento, ressaltou a importância dos temas debatidos.

“Esse encontro foi importante para discutir como está o setor, as possibilidades de evolução na área, criação de políticas públicas para que a ferramentaria continue fortalecida, mesmo quando o dólar estiver em baixa, e de importação de matérias primas para a produção. Discutimos o futuro dessa indústria, que é um setor estratégico para o crescimento do país”.

De acordo com o dirigente, o encontro serviu para encaminhar indicações ao segmento que precisa de um intenso debate para que os trabalhadores e as indústrias possam ter algum avanço.

“Precisamos discutir políticas e como avançar na recuperação e no fortalecimento do setor. Por isso esse encontro foi muito positivo, já que conseguimos dar diretrizes para que o setor avance mais e mais a cada ano”.

Fotos: Divulgação

Debater é preciso!

Bigodinho acredita que o encontro dos ferramenteiros pode servir de exemplo para que trabalhadores em outros setores também discutam as questões de suas áreas. “Esses encontros poderiam ser realizados em outros setores, não só na ferramentaria. Isso serviria para fortalecer segmentos como o setor aeroespacial, a indústria da linha branca, da linha marrom e o setor químico. É essencial que os setores se reúnam para debater as questões de cada área”.

“Se quisermos uma nação forte, precisamos que haja desenvolvimento na indústria, para que os trabalhadores tenham melhores condições de vida e de trabalho. Quanto mais conhecimento os trabalhadores tiverem, mais valorizado eles ficam”, finalizou o dirigente.