Encontro de metalúrgicas da CUT: Mulheres nos postos de comando
Metalúrgicas de todo o País se reúnem durante todo o dia de hoje, aqui no ABC, para avaliar um dos trabalhos da CUT que é o de preparação das mulheres para assumirem posições nas direções sindicais. O encontro será realizado em Ribeirão Pires e antecede o 6º Congresso da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM), que será realizado neste final de semana na mesma cidade.
O presidente da CNM, Fernando Lopes, lembrou que esse trabalho está sendo desenvolvido há anos através de cursos, seminários, pesquisas e estudos. O encontro vai discutir a questão de gênero não apenas como política sindical, mas também como política pública, agora que foi criada uma secretaria especial das mulheres pelo governo federal.
Rosi Machado, da Comissão de Mulheres do Sindicato, comentou que o aumento da presença das mulheres nas instâncias de representação ajuda a mudar o foco das decisões.
“Com nossa participação, as deliberações puramente machistas tendem a acabar”, acredita ela.
Rosi disse que o olhar feminino ressalta a solidariedade, a família e a amizade, tornando mais humana as decisões: “Toda a sociedade sai ganhando”.
Algumas participantes desse encontro também estarão presentes na Conferência Nacional de Mulheres, que vai acontecer dia 15, em Brasília, para discutir e definir as políticas públicas para gênero.
Na Conferência será apresentado um relatório sobre todos os projetos de lei relacionados à mulher que tramitam no Congresso. “Vamos definir as políticas públicas que são prioritárias e pressionar para que sejam aprovadas pelos parlamentares”, disse Rosi.