Encontro discute como melhorar a qualidade de vida
Melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, elaborar e cobrar políticas públicas para que isso aconteça foi um dos objetivos do Encontro Nacional de Conselhos de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, que aconteceu durante toda a semana passada em Brasília.
Luiz Soares, o Lulinha, coordenador das comissões temáticas dos metalúrgicos (combate ao racismo, mulher, jovens e portadores de deficiência), disse que o evento possibilitou a articulação entre os conselhos estaduais e municipais com o Conselho Nacional e permitiu discutir as demandas das pessoas com deficiência para que seja definida e colocada em prática uma política nacional do setor.
>> Vem aí os estatuto
A coordenadora-geral do encontro, Candida Carvalheiro, afirmou que as propostas do encontro serão apresentadas ao governo federal e ao Congresso Nacional.
Ela informou que está em tra-mitação no Senado o projeto do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência. “Estamos debatendo diversos temas e o que é interessante é que já está em consulta pública até 4 de janeiro a regulamentação da Lei de Acessibilidade. Isso é muito importante para todas as pessoas portadoras de deficiência, porque assegura o direito de ir e vir”, explicou.
Segundo Lulinha, pela Lei de Acessibilidade os governos federal, estaduais e municipais deverão garantir acesso aos meios de transporte. Já os projetos de arquitetura e mobiliário terão que se adaptar conforme a necessidade das pessoas com deficiência.