Encontro faz balanço da campanha de acessibilidade

Evento será realizado nesta terça-feira em São Bernardo

Evento a ser realizado nesta terça-feira (21) vai reunir as 44 entidades, prefeituras, câmaras e a CUT que no ano passado aderiram à campanha de acessibilidade, se comprometendo a eliminar as barreiras que impedem uma efetiva vida em sociedade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Vamos conferir quais as políticas públicas que estão em andamento e quais os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas entidades participantes da campanha”, disse Edvaldo Sousa Santos, o Perninha, trabalhador na Arteb e  e coordenador da Comissão da Pessoa com Deficiência do Sindicato.

Ele lembrou que as pessoas com deficiência ainda enfrentam desafios como calçadas esburacadas e escolas, bancos e prédios públicos só com degraus, impedindo a circulação de cadeirantes, por exemplo.

“Nosso objetivo é, a partir desse balanço, fazer as cobranças das políticas e ações que aumentem a inclusão social das pessoas com deficiência, inclusive no mercado de trabalho”, avisou Perninha.

Entre os participantes da campanha estão o Estado do Rio, as prefeituras e câmaras de Diadema, Mauá e São Bernardo, a CUT e diversas outras entidades.

O evento vai começar às 19h no Cenforpe, km 20,7 da Via Anchieta.

Reflexão e cobrança
No dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data instituída em 1982 para fazer um momento de reflexão da sociedade sobre os problemas enfrentados por essa parcela da população.

Segundo o IBGE, no Brasil existem cerca de 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, 14,5% da população brasileira. Hoje, cerca de 100 mil deficientes ocupam postos de trabalho.

São Bernardo realiza mês de luta
O evento de terça faz parte do Mês de Luta das Pessoas com Deficiência, que a Prefeitura de São Bernardo está realizando desde o dia 9 deste mês.

Confira as atividades dessa programação:

Festival de Atletismo, quarta às 9h e 13h30, no Sesi, Rua Suécia, 900, Assunção.

Palestra e debate sobre Pessoas com Deficiência e o Benefício de Prestação Continuada. Quinta-feira às 18h30 no Centro de Referência do Idoso, Av. Redenção, 271, Centro.

Festival de Natação, dia 24, sexta-feira ,das 9h às 12h no Mesc, Av. Robert Kennedy, 2113, Jardim Beatriz.

Mostra de ações voltadas às pessoas com deficiência, dia 25, sábado, das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo, av. Kennedy, 1.155, bairro Anchieta.

Palestra e Debate sobre Acessibilidade e Políticas Públicas, dia 30, às 18h30, no Centro de Referência do Idoso, Av. Redenção, 271, Centro.

Acesse

http://www.smabc.org.br/Interag/temp_img/%7B890156A5-5F5A-422F-BE8A-F13DFA8869AB%7D_cut_deficientes.pdf

e baixe a cartilha dos direitos das pessoas com deficiência

Da Redação