Energia alternativa: Bush vem discutir etanol no Brasil

A compra do etanol brasileiro é o motivo da visita de 24 horas que Bush fará na quinta-feira da próxima semana ao Brasil. No final de março, o presidente Lula vai aos Estados Unidos para prosseguir as negociações.

O Brasil é o maior produtor mundial e principal detentor da tecnologia de produção do etanol, combustível feito do álcool tirado da cana-de-açúcar – o mesmo álcool que é encontrado nas bebidas.

Vários motivos fazem do etanol o substituto ideal do petróleo, mas duas vantagens merecem destaque. Em primeiro lugar, o etanol polui muito menos. Em segundo, é uma fonte de energia renovável.

Ou seja, quando for necessário mais combustível, basta plantar mais cana. O petróleo, ao contrário, vai acabar e não há como repor as reservas pois ele é resultado de restos de animais que já não existem mais.

Durante anos, o presidente dos EUA resistiu à idéia de buscar combustíveis alternativos à gasolina. O governo americano defendia que o petróleo não provocava o aquecimento global e que teria petróleo suficiente quando pacificasse o Iraque.

Bush mudou de idéia depois do fracasso da intervenção americana no Oriente Médio e o relatório sobre o clima divulgado semanas atrás. Por isso, abriu negociações com o Brasil.