Engrenagem cultural

Exposição “Histórias da Nossa Classe”

Foto: Adonis Guerra

A Associação Heinrich Plagge, que reúne trabalhadores na Volks que sofreram perseguição política na ditadura, inaugurou ontem, no térreo do Sindicato, a exposição fotográfica “Histórias da Nossa Classe”. A mostra estava no Teatro Municipal de Mauá.

É baseada na série de entrevistas realizadas pelo jornalista José Igor e o artista gráfico Thiago Ruivo, em parceria com a Associação Heinrich Plagge e o Portal Opera Mundi, em que os trabalhadores do ABC relatam a resistência da classe trabalhadora e as perseguições políticas sofridas pelos metalúrgicos durante a ditadura militar (1964-1985). 

O presidente da Associação, Tarcísio Tadeu Garcia, ressaltou a importância do resgate histórico. “É fundamental que as novas gerações conheçam para não permitirmos que essas atrocidades voltem a ordem do dia. Recordar essas histórias é fundamental para a defesa da democracia”.

Livro “Onde vamos trabalhar?”

Os ex-integrantes da Comissão de Fábrica na Atlas Copco, Jerônimo de Almeida Neto e Nelson Hipólito da Silva, convidam para o lançamento do livro “Onde vamos trabalhar?”.

O livro trata das transformações no mundo do trabalho ao longo do tempo. Entre os temas abordados estão as mudanças na fábrica, no comércio, nos escritórios, nos bancos e no campo, com uma reflexão sobre as consequências para a classe trabalhadora. O prefácio é do coordenador da Subseção Dieese nos Metalúrgicos do ABC, Luís Paulo Bresciani,

Amanhã, às 11h30, no encerramento da Semana Literando ABC. Haverá exposição e feira de livros com autores e autoras da região. A organização é da Editora Coopacesso (Cooperativa Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária). Teatro do Sest/Senat de Santo André. Rua Vereador José Nanci, 300, Parque Jaçatuba, Santo André. Mais informações pelo WhatsApp (11) 91117-6274.