Engrenagem cultural
Diadema
Arte na rua
Arte na rua para todas as pessoas, de todas as idades. Esse é o propósito do Circuito Sesc de Artes, que leva música, teatro, dança, literatura, cinema e vídeo, artes visuais e tecnologias. As atividades percorrem o ABC e ocupam espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro em cada município. O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Amanhã, das 14h às 18h, no Céu das Artes (Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254).

Santo André
Teatro “Dos Prazeres”
Após um sonho premonitório, uma mulher dá início aos preparativos de seu funeral. A protagonista brasileira de um conto do escritor colombiano Gabriel García Márquez se entrelaça de maneira poética à biografia da atriz Maristela Chelala no monólogo “Dos Prazeres”. O caráter libertário do amor – em qualquer idade – aparece como tema central do espetáculo. Hoje e amanhã, às 20h. Teatro Municipal (Praça IV Centenário – Centro). Entrada gratuita, com retirada de ingressos meia hora antes.

Mauá
Foco no debate de gênero
A Híbrida Companhia apresenta o espetáculo ‘Irmãs Brothers em: o engasgo!’, de palhaçaria com o foco no debate de gênero. Binha e Minervina são palhaças que contam a história de duas mulheres que trabalham com limpeza. Uma delas está há tempo no emprego e não aguenta mais, enquanto a outra está muito feliz por ser seu primeiro dia de trabalho. Dia 8, às 16h. Instituto Dona Creuza (Av. Hermínio Pegoraro, 807 – Jardim Itapark). Sábado, dia 11, às18h30 no Circo Lunar (Rua Otávio Polidoro, 11 A – Vila Assis Brasil). Com tradução em libras. Entrada gratuita.

São Paulo
Livro ‘Um defeito de cor’ inspira exposição
Depois de inspirar o desfile da escola de samba Portela no Rio de Janeiro, o clássico da literatura antirracista “Um defeito de cor” reafirma seu poder de cutucar diferentes linguagens artísticas a refletir sobre a presença negra na formação da sociedade brasileira. Desde o dia 25, o Sesc Pinheiros, abriga diversas obras que formam uma costura imaginativa baseada na obra da autora mineira Ana Maria Gonçalves. Até 1º de dezembro. Terça a sábado, das 10h30 às 21h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h. Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195. Entrada gratuita.
