Ensino à distância ao alcance da mão e do bolso do trabalhador

Até 3 de junho, a Escola do Sindicato, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o IFSP, está com as inscrições abertas para cursos técnicos pelo ensino à distância no Polo da Regional Diadema.

O professor Gilberto Alvarez Giusepone Júnior, diretor da Escola, conversou com a Tribuna e explicou como funcionam os cursos que oferecidos em parceria com IFSP.

Tribuna Metalúrgica – O que é EAD?

Gilberto Alvarez – São as siglas para Ensino à Distância.

TM – Qual é a vantagem do EAD sobre o ensino tradicional?

GA – A grande vantagem está na flexibilidade de horários para estudo, mas isso não quer dizer que os estudantes vão ter moleza. (brincou).

TM – Por que os metalúrgicos do ABC podem se beneficiar deste formato de ensino?

GA – Exatamente por isso, por conseguirem conciliar o trabalho com os estudos. Muitos têm dificuldades em fazer um curso presencial, com medo de reprovar em faltas. Pelo sistema de EAD, o próprio aluno pode formular seus horários de estudo. 

TM – Se o ensino é à distância por que é necessário ter uma cidade polo, como Diadema, para poder oferecer vagas?

GA – Mesmo sendo à distância, um percentual de aulas devem ser presenciais, ou seja, o aluno terá que ir algumas vezes durante o curso para aulas na Regional de Diadema do Sindicato, para tirar dúvidas, levar algum documento, participar de avaliações, entre outras atividades.

TM – Quais são os cursos técnicos que estão sendo oferecidos pelo Instituto Federal em parceria com o Sindicato, por este método?

GA – São para as áreas de Administração e Informática para Internet.

TM – O que faz um técnico em Administração e onde ele poderá trabalhar?

GA – A proposta do curso é formar técnicos em Administração para atuar em atividades de apoio administrativo ligados aos segmentos econômicos da indústria, comércio e serviços.

TM – E o técnico em Informática para Internet?

GA – Ele desenvolve programas de computador para internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônico. Desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na internet e intranet. As possibilidades para o mercado de trabalho são ilimitadas, já que a informática está cada vez mais presente em todas as áreas.

TM – Quem pode se candidatar?

GA – Quem tiver concluído o ensino médio e ter 18 anos completos até o dia 31 de julho de 2013.

TM – O candidato terá que passar por um processo seletivo para ser aluno em um destes cursos?

GA – Sim. E as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico www.ifsp.edu.br/vestibulares, na seção ‘Inscrições’.

TM – E como ele poderá se preparar para as provas?

GA – Se ele for metalúrgico na base do Sindicato ou filho de trabalhador sindicalizado, ele pode se inscrever no curso preparatório, que acontecerá durante o mês de junho e será ministrado por professores da Poli.

TM – E quanto custa o curso preparatório do Sindicato?

GA – Nada. É inteiramente gratuito.

 

Da Redação