Ensino profissional e projeto de desenvolvimento

Uma nova política para o ensino profissionalizante, além de ter como base a escola unitária, deverá estar intimamente articulada com a construção de um projeto político nacional guiado pelos princípios de justiça, igualdade, democracia, distribuição de renda e desenvolvimento sustentável.

Esta relação entre ensino profissional e projeto de desenvolvimento deverá levar em conta a realidade do País e o modo de sua inserção na dinâmica das relações internacionais. O papel da política científica e tecnológica na promoção do desenvolvimento e a relação entre trabalho e educação ganham, neste contexto, um significado especial.

A produção de ciência e tecnologia próprias adquire relevância quando se considera a necessidade dos países em desenvolvimento superarem a crônica dependência nesse campo em relação aos centros capitalistas hegemônicos. É neste quadro de resistência e de afirmação da soberania nacional que o ensino tecnológico assume uma importância vital, devendo abranger os diversos níveis de ensino, da universidade às escolas de ensino médio e fundamental.

A relação entre trabalho e educação, por sua vez, deverá se orientar pela compreensão do significado do próprio trabalho como elemento estruturante das relações sociais e, neste sentido, como princípio norteador da concepção e da prática de ensino.

Departamento de Formação