Entregas de automóveis na Europa crescem 6% em julho
Vendas eletrificados, em crescimento, chegam a mais de 60% de participação no acumulado do ano
A Acea, associação dos fabricantes de veículos da Europa, fechou balançou de vendas de automóveis no continente com alta de 5,9% em julho, para 1,08 milhão de unidades ante 1,02 milhão anotadas no mesmo mês do ano passado. Os volumes dizem respeito às entregas na União Europeia, Reino Unido e o bloco da associação de países de livre comércio EFTA.
Com as vendas parciais, o mercado europeu absorveu 7,90 milhões de automóveis nos sete primeiros meses de 2025, o mesmo patamar registrado há um ano, com apenas uma diferença de 6,4 mil unidades a mais. Pelos dados da Acea, as vendas de eletrificados na Europa se mantêm em ritmo de crescimento. As entregas de automóveis 100% elétricos (BEVs) aumentaram 25,9% no acumulado até julho, para 1,37 milhão de unidades.
Dentre os eletrificados, os híbridos plug-in são os menos demandados na Europa, mas ainda assim em expansão. Nos sete primeiros meses do ano, as vendas somaram 703.615 modelos, alta de 25,3% em relação ao anotado há um ano. Os híbridos leves e plenos (HEVs), por sua vez, têm a preferência do consumidor europeu. De janeiro a julho, foram negociadas 2,75 milhões de unidades, volume 15,3% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os emplacamentos de HEVs já superou os de carros a gasolina, segmento no qual até julho somou 2,19 milhões de automóveis, o que correspondeu a baixa de 20,7%. Ao somar as vendas das categorias de eletrificados nos sete primeiros meses, a participação no mercado total chegou 61%, com 4,83 milhões de unidades vendidas.
Do AutoIndústria