EPE projeta 3,7 milhões de VEs nas ruas do Brasil até 2035

Cerca de 3,7 milhões de veículos eletrificados devem estar nas ruas brasileiras até 2035. De acordo com o estudo do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os veículos leves eletrificados (híbridos e elétricos) representarão 23% dos licenciamentos desta categoria.

Nesses próximos 10 anos, o PDE também analisou que a frota circulante permanecerá predominantemente entre os híbridos, que seguirá como a principal tecnologia, respondendo por 75% dos veículos leves em uso, alcançando cerca de 457 mil veículos desse segmento.

O documento publicado na última semana analisa a adoção de veículos eletrificados atualmente pelo consumidor brasileiro, fazendo as projeções desse avanço impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, avanço tecnológico e políticas públicas de renovação de frota que tem avançado no país.

De acordo com o PDE, as vendas de eletrificados cresceram 89% em 2024, com um salto de 219% nos veículos 100% elétricos (BEVs). Neste mesmo ano, a predominância de modelos híbridos começa a ser substituída por uma maior venda de veículos plug-in e elétricos. Dentre os modelos híbridos, a modalidade flex representa cerca de 40% das vendas. No Brasil, os SUVs PHEV representaram quase metade das vendas de elétricos em 2024.

Do Canal VE