Equipamentos do PAC beneficia 50 mil famílias de agricultores

Maranhão, Piauí e Rio de Janeiro receberam, na última sexta-feira (14), 80 caminhões-caçamba pelo Programa de Aceleração do Crescimento

Três estados brasileiros receberam, na última sexta-feira (14), 80 caminhões-caçamba pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos), do governo federal. Com isso, cerca de 50 mil famílias de agricultores familiares do Rio de Janeiro, Piauí e Maranhão foram contempladas com a doação dos veículos feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

No total, o governo federal investiu quase R$ 20 milhões, para aquisição dos caminhões-caçamba. Eles serão úteis na construção e manutenção das estradas vicinais, utilizadas pelos agricultores familiares para fazer o transporte da produção agrícola e para a passagem de veículos e pedestres.

De acordo com o delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Pereira Teixeira, os 20 municípios beneficiados com a entrega terão um reforço a mais na manutenção das estradas, já que as chuvas estão começando a cair no estado. “Ficamos por dois anos na estiagem, mas agora as chuvas estão chegando. Sem dúvida nenhuma, esses caminhões serão úteis para manter as estradas vicinais bem conservadas”, afirmou.

Com a entrega de 25 veículos no Piauí, os 201 municípios localizados na região Semiárida ou em situação de emergência decretada já teve universalizada a doação desse tipo de caminhão. Até o fim da ação do PAC 2, previsto para junho deste ano, mais de um milhão de famílias piauienses serão atendidas com o kit de cinco máquinas – retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões-caçamba, caminhões-pipa e pás carregadeiras.

Universalização

No Rio de Janeiro, o MDA também universalizou a entrega de caminhões-caçamba aos 55 municípios aptos a receberem os veículos. Nesta sexta-feira, foram doados 35 equipamentos, que ajudarão 18 mil famílias de agricultores familiares. “Com estradas vicinais em boas condições, novos caminhos e possibilidades de comercialização surgem para as comunidades rurais”, disse o delegado federal do MDA no Rio de Janeiro, José Octávio Fernandes.

Do Ministério do Desenvolvimento Agrário