Escola do Sindicato oferece curso exclusivo de Informática para segurados do INSS
Iniciativa surgiu diante da crescente demanda de trabalhadores encaminhados pelo órgão, que participam do processo seletivo comum na instituição

Atenta à necessidade de inclusão social e profissional, a Escola Livre para Formação Integral ‘Dona Lindu’, em parceria com o Senai Manuel Garcia, organizou no início de abril uma turma especial de Iniciação à Informática voltada a segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em processo de reabilitação profissional.
A iniciativa surgiu diante da crescente demanda de trabalhadores encaminhados pelo órgão, que participam do processo seletivo comum da Escola, mas que, nos últimos tempos, enfrentaram dificuldades para conquistar uma vaga, em função do afastamento prolongado do mercado de trabalho.
“Mesmo com a prioridade de atendimento voltada aos sócios e seus dependentes, entendemos que também temos responsabilidade social e devemos atender segmentos que mais precisam de apoio para se reinserir no mercado”, afirmou o coordenador da Escola do Sindicato, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.

“O curso de Iniciação à Informática foi escolhido por ser um módulo básico, que ensina desde o funcionamento inicial do computador até atividades práticas, como abrir e organizar pastas, facilitando a adaptação daqueles que ficaram distantes do ambiente de trabalho e da tecnologia”, disse. A turma foi composta por 16 alunos, todos adultos em processo de reabilitação, encaminhados diretamente pelo INSS.
Parceria fortalecida
O projeto foi articulado em parceria com a coordenadora geral de reabilitação do INSS no ABC, Dulce Ana Vilela Marin, e com a assistente social Ana Cláudia do Nascimento Beraldo, além de outros profissionais responsáveis pelo acompanhamento dos segurados. E da turma especial, outros segurados que participaram do processo seletivo comum e foram aprovados estão matriculados nos cursos regulares da escola, como AutoCAD e Inspetor de Qualidade.