Escola do Trabalhador 4.0 chega ao Grande ABC com polo regional e foco em novas tecnologias

Programa do MTE e da Agência de Desenvolvimento vai oferecer 176 cursos gratuitos com recursos de Inteligência Artificial e certificação

Foto: Adonis Guerra

A partir de agora, o Grande ABC conta com um polo regional do Programa Escola do Trabalhador 4.0, projeto do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico. O lançamento oficial ocorreu na última quinta-feira, 14, na sede da Agência, em Santo André, em ato que teve a presença de autoridades locais, instituições de ensino, empresas, fundos sociais e sindicatos, entre eles os Metalúrgicos do ABC, que ressaltaram a importância da qualificação para a classe trabalhadora.

Foto: Adonis Guerra

O programa vai oferecer 176 cursos gratuitos de capacitação e aperfeiçoamento, com foco na área de tecnologia. Os cursos utilizam recursos de Inteligência Artificial e serão certificados pelo MTE, Microsoft e Agência de Desenvolvimento. Todo o conteúdo será disponibilizado em formato digital, ampliando o acesso de trabalhadores e trabalhadoras do setor público e privado a formações que fortalecem a empregabilidade e a requalificação diante das transformações tecnológicas e produtivas.

Para o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, a parceria é estratégica. “Muito nos honra sediar esse programa, que democratiza o acesso à educação profissional e conecta a classe trabalhadora às novas demandas do mercado. É um passo fundamental para impulsionar a requalificação e inclusão produtiva na nossa região”, afirmou.

Segundo o MTE, o programa busca ampliar a empregabilidade, atrair empresas, gerar crescimento econômico e promover desenvolvimento social. O Ministério já capacitou equipes técnicas de prefeituras e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que poderão aderir ao polo regional para disponibilizar os cursos ao seu público.