Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”

A Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” é fruto de uma reivindicação antiga da categoria, pautada no VI Congresso em 1991 quando o Sindicato ainda abrangia as bases de São Bernardo e Diadema.

“Caberá à diretoria realizar o estudo de viabilidade — construção do espaço físico adequado, desde o projeto (…) até sua execução –, agregar cursos técnicos e outros de caráter profissionalizante, com maciça interação com a comunidade”, apontava a tese da atividade na ocasião.

A cada ano, a cada Congresso, o sonho tornava-se mais próximo. Em 2011, já no 7° Congresso como Metalúrgicos do ABC, a categoria garante: “alguns passos já foram dados nessa direção”. O Sindicato designa uma equipe de assessores para elaborar o projeto educacional, que estava cada vez mais próximo de se tornar real.

Em 5 de dezembro de 2013, o ex-presidente Lula inaugura a Escola Livre de Formação Integral “Dona Lindu” e segue a tradição de outras experiências do Sindicato, como a Escola Madureza, que alfabetizava jovens e adultos na Sede em São Bernardo desde em 1973. Fundada e dirigida por Lula na época, quando presidente assina o primeiro convênio com o Senai à categoria em 1978.

A Escola forma trabalhadores capazes de construir uma sociedade democrática, justa e igualitária, oferecendo cursos próprios ou através de parceiros integrados à formação social, política e cultural, constituindo o conceito de “Formação Integral”.

Inscrições

Fique ligado que a escola abre inscrições para novas turmas com frequência. Para realizar a inscrição entre no site smabc.org.br/escola e clique na opção “Cursos com Inscrições Abertas”. Leia os requisitos básicos para a inscrição, escolha o curso desejado e clique na opção “Inscrever”. Veja quais são os requisitos do curso escolhido, como idade mínima, depois preencha os dados do formulário.

Verifique se os dados estão corretos, como CPF e e-mail, e clique em “Finalizar Inscrição”. Após o cadastro, será enviado um e-mail com um protocolo informativo com a data e horário do teste e seu conteúdo. Dentre os cursos disponíveis estão Auxiliar Administrativo, Desenhista de Mecânica + AutoCAD, Eletricista Instalador, Leitura e Interpretação de Desenho + Metrologia Aplicada, Inspetor de Qualidade + Matemática Aplicada. Todos os cursos têm 50% das vagas reservada às mulheres. Mais informações, pelo WhatsApp (11) 99877-9604 ou na Secretaria 4061-1048.

Quem pode se inscrever na escola Dona Lindu
Cursos parceria SENAI
Cursos com inscrições abertas

Veja nos links abaixo as últimas noticias sobre a Escola

Fique sócio! Você, trabalhador, é o Sindicato dentro da fábrica