Espanha quer novas relações de fabricantes e concessionários

A Espanha quer alterar as relações das fabricantes de veículos com suas redes de concessionárias. De acordo com um projeto de lei que o governo espanhol apresentou às entidades do setor, a rede não teria obrigação alguma de pagar por veículos entregues que não tenham sido encomendados – prática relativamente comum, inclusive no Brasil. A informação foi publicada pelo diário local ABC.

De acordo com o periódico o texto da nova lei menciona “impossibilidade de faturar produtos não solicitados, não aceitos ou não colocados à disposição do distribuidor”. O projeto de lei prevê, ainda, que em caso de quebra de contrato por parte da fabricante uma única indenização seja paga levando-se em conta o período de amortização de investimentos eventualmente realizados pelo concessionário, bem como seu volume de clientes.

O ABC afirma que o governo espanhol acredita que poderá aprovar a lei até o fim deste ano.

Pneus
Ainda na Espanha entrou em vigor na última sexta-feira, 10, programa de renovação de pneus para veículos leves. O objetivo é que o maior número possível de proprietários substitua os pneus de seus automóveis e comerciais, mesmo aqueles ainda em condições de rodagem, por novos com tecnologia de menor resistência à rolagem, reduzindo assim consumo de combustível e emissão de poluentes.

O plano, entretanto, segundo o jornal local ABC, não atraiu os fabricantes, ainda que contemple também pneus importados. Por enquanto apenas Pirelli, GT Radial e Nankang Ruber aderiram ao programa, que prevê bônus de € 20 para cada pneu substituído, porém obriga a troca de ao menos quatro pneus e, em alguns casos, também das rodas do veículo por modelos considerados mais adequados aos novos pneus.

Da Autodata