Espanha votará lei que proíbe propagandas de carros a combustão

A indústria automobilística da Espanha pode enfrentar um revés significativo com a nova Lei de Consumo Sustentável, que está em tramitação no Congresso. O texto prevê restrições severas à publicidade de veículos movidos por combustíveis fósseis, e ainda não está claro se a proibição incluirá os híbridos convencionais e leves (HEV e MHEV), que hoje são maioria no mercado espanhol, com 35% do mercado.

Apresentada pelo Ministério de Direitos Sociais, Consumo e Agenda 2030, a legislação integra um pacote mais amplo, que também propõe proibir as propagandas de combustíveis fósseis — que seriam equiparadas à publicidade de tabaco. As medidas propostas restringem, por exemplo, voos de curta distância quando houver uma alternativa menos poluente e que não aumente o tempo de viagem em mais de 2h30.

Há artigos que coíbem a prática de reduzir a quantidade de produto por meio de embalagens menores, e outros que incentivam o conserto de eletrodomésticos. O texto também proíbe slogans que não possam ser comprovados, como “amigo do meio ambiente”, “verde”, “ecológico”, “respeitoso com o clima” ou “biodegradável”. Mas é no setor automotivo que o impacto pode ser mais forte.

Se o projeto for aprovado como está, mais da metade dos carros fabricados atualmente na Espanha teria que ficar fora das campanhas de publicidade — o que pode comprometer sua visibilidade no mercado. Com mais de 2,3 milhões de veículos produzidos em 2024, a Espanha ocupa o posto de segundo maior fabricante de automóveis da Europa, atrás apenas da Alemanha. O país se consolidou como um polo de produção de veículos híbridos nos últimos anos, dada a lenta adesão aos modelos 100% elétricos.

Do Motor1