Espanhois protestam contra desemprego

Dezenas de milhares de manifestantes marcharam, neste domingo, em dezenas de cidades espanholas, para protestar contra o alto índice de desemprego no país. O que eles dizem é que o governo não está sabendo lidar com a atual situação econômica na Espanha e com os escândalos de corrupção, inclusive um que envolve a família real.

Comícios foram organizados em Madrid e em 60 outras cidades no domingo por 150 organizações, o que inclui os sindicatos que representam as indústrias de automóveis, construção e televisão, bem como os serviços policiais e de saúde.

O porta-voz da União Geral dos Trabalhadores Candido Mendez disse que estava claro que a maioria das pessoas rejeitou as políticas de austeridade do governo, que, segundo ele, com isso, empurra muitos para a pobreza e para longe da democracia.

A taxa de desemprego da Espanha é de 26% da economia cambaleante e o país está imerso em sua segunda recessão em três anos, com muitos jovens licenciados e profissionais qualificados que emigram para encontrar emprego em outro lugar.

 

Do Valor Econômico