“Essa bandeira não é só do ABC. É de todo o País”, diz Bigodinho

José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho (de camisa branca),
no 7º Encontro Nacional de Ferramentaria, realizado em Caxias do Sul

O Sindicato foi a única entidade representativa dos trabalhadores a participar do 7º Encontro Nacional de Ferramentaria – Ligando Oportunidades, o Enafer, em Caxias do Sul (RS), encerrado em 17 de maio.

“Foi um encontro muito produtivo”, disse o diretor executivo José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, que acompanhou o evento com empresários do setor e a coordenadora da Indústria Automotiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Margarete Gandini.

“Trocamos nossas ex­periências no setor com as ferramentarias locais, pois lá é um polo de injeção de mol­des plásticos desenvolvido”, prosseguiu.

Segundo o dirigente, os participantes ficaram sur­presos com as ações dos Me­talúrgicos do ABC junto ao MDIC para proteger as áreas de engenharia e fabricação de ferramentas.

“O setor de ferramentaria ficou sucateado ao longo dos anos e o Sindicato luta para que volte a se desenvolver por meio do Inovar-Auto e a defesa que o programa faz do conteúdo nacional”, destacou Bigodinho.

“Estudos comprovam que 92% das peças de um auto­móvel saíram de um molde de ferramentaria. Isso mostra quanto o setor tem que avan­çar para atender esta deman­da. Essa não é uma bandeira só da região, mas de todo o País”, finalizou.

Da Redação