Esta é a proposta:
1) Entre 6 e 11 de outubro, os 1.923 trabalhadores que receberam a carta entram em licença-remunerada.
2) Depois da licença, esses trabalhadores serão colocados em férias coletivas no período de 13 de outubro e 12 de novembro.
3) Será aberto voluntariado entre outubro e dezembro aos companheiros que não receberam carta e quiserem aderir ao Centro de Formação e Estudo do Autovisão.
4) Até 15 de dezembro a Volks fica com o PDV aberto para toda a fábrica. O pacote é de 40% de salário por ano trabalhado, verbas rescisórias e mais 20 salários nominais.
5) O pacote vale para todos, inclusive ao pessoal desligado em setembro. A empresa pode vetar adesão de trabalhador ao PDV conforme os pacotes anteriores.
6) Depois do período do pacote será realizado um balanço. A cada adesão voluntária ao Centro de Formação e Estudo e ao pacote troca-se por um companheiro que recebeu a carta, desde que salários e funções sejam compatíveis.
7) Os trabalhadores que forem para o Centro de Formação e Estudo poderão optar entre fazer cursos na fábrica ou ficar em casa até novembro de 2.006, com garantia de todos os direitos. Nos dois casos o companheiro continua “trabalhador Volks”, com salários, progressão salarial, plano médico e outros benefícios.
8) Durante esse período o trabalhador pode, se quiser, aceitar vagas nos projetos desenvolvidos pela empresa, ou permanecer no Centro de Formação e Estudo, ou ficar em casa, ou temporariamente em um ou em outro.
9) Em fevereiro de 2004 a fábrica abre novo pacote com 40% do salário por ano trabalhado, verbas rescisórias e mais 10 salários.
10) As vagas do Centro de Formação e Estudo serão calculadas assim: do total dos trabalhadores que receberam cartas será diminuído o número de companheiros que aderirem ao pacote e ao voluntariado. Portanto, ao longo do programa, o número de trabalhadores vai diminuir.
11) A atividade exercida pelo trabalhador que recebeu carta não pode ser substituída por terceiros.
12) As vagas criadas pelo Autovisão serão oferecidas em primeiro lugar ao pessoal do Centro de Formação e Estudo, depois aos trabalhadores que estão em casa e, por fim, aos companheiros demitidos em fevereiro de 2002.
13) A Volks vai desenvolver até 2007 uma nova família de carro de passeio, pick-up e comerciais leves para serem produzidos na planta Anchieta e em Taubaté.