Estacionar SUV em Paris poderá custar um celular por dia a visitantes

Parisienses votaram a favor ou contra o aumento do estacionamento a SUVs grandes e pesados na cidade

Em um movimento para promover a sustentabilidade urbana, Paris realizou um referendo no domingo (4) para determinar se as tarifas de estacionamento para carros grandes devem aumentar. O alvo é especificamente SUVs grandes e pesados de visitantes, o que inclui não apenas os modelos a combustão, mas também os elétricos.

A proposta sugere triplicar as taxas para carros a combustão de 1,6 toneladas ou mais e para carros elétricos híbridos plug-in de 2 toneladas ou mais. Assim, seriam cobrados 18 euros por hora (cerca de R$ 96), podendo a chegar 432 euros por dia (cerca de R$ 2.315). Ou seja, o preço de um celular.

O debate em torno da decisão contrasta visões ambientais com a conveniência pessoal. Enquanto alguns cidadãos veem o aumento como um passo necessário para combater a crise climática, outros argumentam que tais medidas penalizam injustamente as famílias e limitam a liberdade pessoal.

A ideia visa desestimular o uso de veículos considerados volumosos e poluentes, contribuindo para transformar a capital francesa em uma cidade mais verde. Afinal, Paris quer ser uma capital neutra em emissões de carbono até 2050. Atualmente, estima-se que os SUVs representem 10% de todos os carros que circulam dentro da cidade. Além disso, Paris tem maior circulação de automóveis do que outras capitais europeias, como Berlim ou Amsterdã. Por fim, calcula-se que os carros constituam 13,4% das emissões de carbono na cidade.

Do Olhar Digital