Estado dos EUA que produz petróleo quer banir carros elétricos até 2035

Enquanto boa parte dos países no mundo pretende aposentar veículos a combustão, estado norte-americano quer restringir os elétricos

O estado de Wyoming, nos Estados Unidos, quer proibir a venda de carros elétricos. Na contramão da tendência mundial – de aumentar a demanda por veículos zero emissão -, o local resolveu introduzir uma lei que visa limitar gradualmente a compra desse tipo de modelo até 2035. A medida é uma resposta ao que foi implementado na Califórnia e em Nova York, que proibirão as vendas de carros novos somente a combustão em 12 anos.

Entretanto, a resolução caiu durante reunião do Comitê de Minerais, Negócios e Desenvolvimento Econômico de Wyoming. A princípio, o documento feito com a colaboração do senador republicano Jim Anderson, com alguns argumentos válidos. Por exemplo, a região do velho oeste, onde vivem cerca de 500 mil habitantes, tem vários entraves para a expansão dos carros elétricos. A maior preocupação, nesse sentido, é a ameaça ao emprego, já que Wyoming é um grande produtor de petróleo.

Além disso, a implantação local da cultura de carros elétricos impactaria na criação de infraestrutura de carregamento. Mas isso beira a impossibilidade, de acordo com relatos. Afinal, a região – rodeada por planícies e montanhas rochosas – possui comunidades rurais que sequer têm acesso à internet.

Problemas relacionados a minerais também apareceram no projeto de lei. De acordo com os legisladores, os Estados Unidos têm suprimento limitado de minerais para fabricação de baterias. Além disso, o texto da lei acrescenta mais. “Os minerais usados ??em baterias não são facilmente recicláveis ??ou descartáveis”, diz o texto. Isso, portanto, significa que os aterros municipais teriam que desenvolver práticas para o descarte. Embora tenha caído por terra, Anderson comemorou a discussão em torno do tema.

Do Jornal do Carro