Estatuto da Criança e do Adolescente completa 32 anos e bloco Eureca sai às ruas

Para marcar o aniversário de 32 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o tradicional Bloco Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente) desfila hoje pelas ruas do centro de São Bernardo.

O coordenador do Bloco, Marco Antônio da Silva, o Markinhus, explicou a importância do Estatuto. “Apesar do forte impacto que o ECA vem sofrendo com ataques do governo Bolsonaro, está tendo seu batismo de sangue e sobrevivendo. É preciso implementar o ECA ao máximo e isso só é possível se tivermos o fortalecimento de políticas na educação, saúde, ampliação de espaços democráticos, emprego e aumento de renda para a classe trabalhadora. Se a família está trabalhando, consegue fechar suas contas, colocar comida no prato e isso tem impacto imediato nas crianças e adolescentes”, afirmou.

O Bloco retorna às ruas após um ano sem desfile por conta da pandemia de Covid-19. O tema é “Eu preciso respirar! Entre pandemias e desgoverno, a luta é nosso oxigênio”. A concentração e o esquenta estão marcados para 13h na sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua, na Rua Jurubatuba, 1.610.

“Queremos um momento de alegria para a cidade, com as crianças e os adolescentes fazendo atividades criativas. Serão diversas alas e alegorias, a previsão é colocar cerca de duas mil pessoas na rua, sendo 80% crianças e adolescentes”, contou.

“Porém, a nossa preocupação é que até às 17h da véspera ainda não tivemos retorno da Prefeitura sobre o pedido de apoio da GCM e do trânsito. É muito chato ter uma administração municipal que maltrata a infância e a adolescência e persegue uma entidade que trabalha com crianças, é um gesto que coloca exatamente o tema do ódio na política, de não entender perspectivas diferentes.