Estatuto e formalização do APL de Ferramentaria são definidos
Foto: Adonis Guerra
O Arranjo Produtivo Local, o APL de Ferramentaria do ABC reuniu na manhã da última quarta, dia 30, representantes do setor para discutir a elaboração do estatuto social do grupo e a formalização jurídica do APL.
Durante a atividade, os participantes definiram os membros que irão compor os conselhos do APL, elencaram demandas prioritárias para as indústrias do setor e deliberaram a formação de grupos de trabalho para traçar estratégias que atendam os objetivos solicitados.
“Nós conseguimos envolver em uma ação tripartite, com governo, trabalhadores e empresários, uma discussão bastante consolidada”, afirmou o diretor de Organização, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, que representa o Sindicato no APL. “E até mencionar, dentro do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, etapas da concepção de um ferramental”, prosseguiu.
Segundo o dirigente, o APL de Ferramentaria sai do papel, de fato, para que o setor possa crescer ainda mais. “O estatuto proposto nesta reunião estabelece três diferentes conselhos que irão acompanhar e deliberar assuntos de interesse do APL de Ferramentaria: Fiscal, de Administração e Técnico”, disse.
Como encaminhamento da reunião, os participantes apontaram ainda sete eixos temáticos considerados como demandas prioritárias para o setor: política e estratégia; Inovar-Auto e P&D; negócios; financiamento; marketing, relacionamento, feiras e missões; ex-tarifário (redução de impostos); e qualificação, tecnologia e inovação.
Para discutir ações em cada um dos eixos definidos foram formados grupos de trabalho para cada tema. Objetivos e metas serão propostos em nova reunião do APL, programada para a segunda quinzena de outubro. Neste novo encontro, os grupos irão elaborar planejamento estratégico do Arranjo Produtivo Local de Ferramentaria, com vigência a ser definida.
Da Redação.