Estudantes só poderão se inscrever no Fies a partir do dia 31
As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) serão reabertas a partir do dia 31 de janeiro. O sistema deveria ter entrado no ar no dia 17 (segunda-feira), mas foi adiado em função do período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Desde o ano passado, o novo formato do Fies permite ao estudante aderir ao financiamento em qualquer momento do semestre letivo, não há mais um período específico de inscrições. Mas o sistema foi retirado do ar no fim do ano passado para ajustes e só estará disponível novamente no dia 31.
O Fies permite ao aluno de baixa renda financiar os estudos em estabelecimentos privados de ensino superior. O programa passou por reformulações e os juros agora são de 3,4% ao ano, com prazo de quitação da dívida de, no máximo, três vezes o tempo de duração do curso. Por exemplo: um estudante que pegou dinheiro emprestado no Fies para pagar um curso com duração de quatro anos poderá quitar a dívida em até 12 anos.
Milhões de inscritos
Até as 18h da terça (18), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou cerca de 1 milhão de inscritos. O número representa quase um terço do total de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010: 3,3 milhões de estudantes.
Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 escolas. As inscrições começaram nesta segunda (17) foram prorrogadas até quinta-feira (20). Os estudantes relataram problemas de acesso à página de inscrição do Sisu na internet, que estava sobrecarregada em função do grande número de acessos.
Da Agência Brasil