Estudo aponta mudanças na compra de carro

O consumidor brasileiro mudou a forma de comprar um carro. Essa é uma das conclusões de um estudo apresentado pela Ipsos Brasil durante o Automotive Business Experience – #ABX25. O estudo entrevistou 484 pessoas de quatro faixas etárias (abrangendo perfis de 18 a 99 anos), com 46% de homens e 54% de mulheres. O diferencial do levantamento é ter uma representatividade perfeitamente balanceada entre pessoas proprietárias de veículos: 50% com carros zero-quilômetro e os demais com seminovos.

Logo de cara, o levantamento da Ipsos Brasil derruba a imagem de jovens recém-habilitados que enxergam o carro zero-quilômetro como um marco da entrada na vida adulta. Segundo Rodrigo Soares, gerente de pesquisa da Ipsos Brasil, este perfil já não condiz mais com a realidade do mercado brasileiro, uma vez que preços mais elevados também aumentaram a faixa etária de quem pode comprar um carro novo como primeiro veículo. Atualmente, esse perfil de compra está concentrado na faixa entre 30 e 35 anos.

Se o público que compra o primeiro carro envelheceu, como fica a procura pelas marcas? Neste sentido, ainda há um domínio das quatro grandes marcas: as pioneiras Chevrolet (General Motors), Fiat (Stellantis), Volkswagen e Ford. Porém, longe de olhar o resto do mercado pelo retrovisor, as quatro grandes agora dividem atenção com fabricantes que ganharam espaço ao longo das últimas duas décadas. O estudo lista pelo menos 20 marcas na preferência do público.

Apesar de ainda estarem na cabeça do brasileiro quando o assunto é o primeiro carro, as quatro grandes têm perdido espaço gradativamente. Primeiro ocorreu com as chamadas newcomers, nos anos 1990 e virada do século (francesas, japonesas e sobretudo coreanas). Mais recentemente foi a vez das marcas chinesas em duas levas: JAC e Chery vieram na segunda década deste século, enquanto a mais recente com amplo domínio de modelos mais tecnológicos e motorização híbrida ou elétrica (capitaneadas por BYD e GWM, entre outras).

Do Automotive Business