Estudo da Unesco aponta indicadores para jornalismo no país

A Unesco lança hoje o estudo “Indicadores da Qualidade da Informação Jornalística”, no qual sugere a autorregulação como o melhor caminho para garantir a qualidade editorial dos veículos de comunicação no Brasil.

O estudo reúne quatro pesquisas que discutem a necessidade de que “critérios e ferramentas para a produção de informações jornalísticas de elevada qualidade possam ser postos em execução”.

Com base em 275 questionários respondidos por profissionais de todo o país, os autores do trabalho afirmam que há razoável consenso quanto à importância de existirem critérios de qualidade para avaliar o trabalho jornalístico.

De acordo com Guilherme Canela, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, “é importante destacar que a definição e aplicação de critérios e ferramentas (…) é uma empreitada fundamentalmente autorregulatória”.

Ou seja, diz ele, “cabe às empresas do setor definir o formato final para esses padrões de qualidade, seja individualmente, seja em grupo, como é o caso do Conar [Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária]”.

Para Canela, o estudo é “uma contribuição para o atual debate sobre mídia, pois os indicadores apresentados podem servir como parâmetros para a discussão”.

Elaborados a partir das entrevistas e de iniciativas internacionais semelhantes, os indicadores apresentados no estudo englobam duas dimensões principais.

De um lado, a existência de um sistema de prestação de contas, como ombudsman e espaço para o leitor.

De outro, princípios editoriais que garantam a qualidade do trabalho, como a busca por ouvir o outro lado, princípios de pluralidade de fontes e visões, diversidade de atores e qualidade do texto.

Segundo Canela, para esse sistema funcionar, é fundamental uma atitude “fortemente transparente das empresas do setor”, permitindo que os interessados –o leitor, em particular, e a sociedade, de forma geral– possam interagir com os veículos de comunicação e cobrar a qualidade.

O estudo completo pode ser lido no site da Unesco no Brasil.

“Indicadores da Qualidade da Informação Jornalística” foi realizado pelos pesquisadores da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa Danilo Rothberg, Josenildo Guerra, Luiz Egypto de Cerqueira e Rogério Christofoletti.

 

Da Folha de S. Paulo