Estudo destaca importância de incentivos governamentais para o mercado de bicicletas
Uma nova pesquisa da empresa de consultoria Mordor Intelligence afirma que o mercado mundial de bicicletas, que em 2025 vale US$ 58,52 bilhões, vai crescer 4,2% ao ano e valerá US$ 71,99 bilhões em 2030.O crescimento é impulsionado principalmente por iniciativas ambientais, avanços tecnológicos e investimentos em infraestrutura. O estudo destaca a importância de haver investimento do governo para impulsionar o setor.
Segundo ele, existem quase 300 programas de incentivos fiscais e subsídios para a compra de bicicletas em toda a Europa, em níveis regionais e federais. Isso torna o ciclismo mais atrativo e incentiva as pessoas a reduzirem o uso do carro, com o número de projetos apresentando um aumento significativo desde 2019. Diversos países também implementaram programas que oferecem incentivos financeiros na forma de benefícios fiscais para funcionários que utilizam a bike para ir ao trabalho. O que ajuda a fomentar o mercado de bicicletas.
Por exemplo, na Holanda, cada quilômetro pedalado pode render ao cidadão um valor extra de US$ 0,22 isento de impostos, enquanto a Bélgica oferece pagamento de cerca de US$ 0,26 por quilômetro para ciclistas. No que diz respeito à infraestrutura, o estudo destaca recentes iniciativas na Europa. Em novembro de 2022, a Holanda alocou aproximadamente US$ 1,2 bilhão para o desenvolvimento da infraestrutura cicloviária. Esses investimentos têm como foco a expansão de ciclovias dedicadas, a melhoria das instalações de estacionamento para bicicletas e a criação de redes cicloviárias interconectadas em áreas urbanas.
O levantamento também destaca o crescimento das bicicletas elétricas, que responderam por 48% do mercado em 2024. A pesquisa ainda destaca alguns pontos para regiões específicas, com uma parte dedicada ao nosso continente. “O mercado de bicicletas da América do Sul demonstra um potencial crescente, com o Brasil liderando a região e a Argentina apresentando o crescimento mais rápido. O mercado é impulsionado pela mudança nos hábitos dos consumidores, que favorecem meios de transporte ecológicos e econômicos”, diz o relatório.
Do Automotive Business