Estudo diz que carros com motor a combustão estão começando a morrer

O domínio dos veículos com motores a combustão interna (ICE) pode estar chegando ao fim? De acordo com um relatório recente da Alliance for Automotive Innovation, os veículos ICE registraram a maior queda de participação de mercado entre todas as categorias de automóveis no primeiro semestre de 2024, com uma redução de 2,3%. Embora ainda representem a maioria das vendas de carros novos, essa supremacia está sendo minada pelo crescimento das vendas de híbridos, veículos elétricos (EVs) e híbridos plug-in (PHEVs).

Menos de uma década atrás, os veículos ICE dominavam quase completamente o mercado de carros nos Estados Unidos, com uma participação de 97% em 2016. No entanto, essa realidade mudou rapidamente, e as previsões indicam que os veículos com propulsão alternativa poderão representar um quarto de todas as vendas de carros novos em poucos anos. Em 2024, os veículos a combustão nos EUA foram 78% das vendas de novos carros, uma queda de cerca de 18% em relação aos números registrados antes da pandemia.

Nesse período, os híbridos, EVs e PHEVs tiveram um crescimento significativo nos EUA, impulsionados pelo aumento da oferta das montadoras e pelos generosos incentivos federais e estaduais. Embora a participação de mercado dos veículos comuns continue a cair, a velocidade dessa diminuição desacelerou em comparação com os anos mais críticos da pandemia. O que indica que, apesar da transição dos consumidores para opções alternativas, o ritmo dessa mudança não será constante ano após ano.

Entre as discussões comuns nos fóruns de usuários, há uma percepção de que muitos consumidores não desejam, de fato, adquirir híbridos ou EVs, mas acabam sendo “forçados” a isso devido à eletrificação crescente das linhas de produção das montadoras. Independente de a mudança estar sendo impulsionada pela demanda dos consumidores ou pela oferta das fabricantes, o caminho parece claro: o auge dos veículos a combustão ficou para trás.

Do Notícias Automotivas