Etecs oferecem 4.230 vagas na Região

Inscrições para vestibulinho do 1º semestre de 2011 das escolas técnicas abrem na próxima sexta-feira (1º/10)

As inscrições para o vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) para o 1º semestre de 2011 estarão abertas entre a próxima sexta-feira (1º/10) e o dia 22/10. O exame será realizado no dia 21/11. O processo seletivo oferece 4.230 vagas nas seis unidades localizadas na Região (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires). Em todo o Estado, são 65.919 vagas.

A Região também ganha novos cursos para 2011. Na Etec Jorge Street, em São Caetano, há 40 vagas para o curso de Dança Esportiva, além de 40 vagas noturnas para o curso de Agente Comunitário de Saúde, em classe descentralizada. Na Etec Júlio de Mesquita, em Santo André, a novidade são as 50 vagas para o curso de Química Integrada ao Ensino Médio.

Para concorrer a uma das vagas do vestibulinho, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando o 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. No último dia (22/10), o prazo termina às 15h. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho.

Inclusão
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Serviço
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Do ABCD Maior (Camila Galvez)