“Eu não sabia fazer uma redação”, diz aluno do Sindicato que fez 920 pontos no Enem
O cursinho preparatório para o Enem oferecido pela Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, no ano passado, foi fundamental para Wellington Aparecido Oliveira (foto).
O aluno, de 29 anos, afastado dos estudos há seis, conquistou na prova do Enem nota de corte suficiente para ocupar uma vaga no curso de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC, a UFABC.
Wellington contou à Tribuna que foi sua noiva, trabalhadora na Ford, em São Bernardo, a responsável pela inscrição dele no cursinho do Sindicato.
“Ela viu a matéria no jornal dos Metalúrgicos do ABC e me falou da oportunidade de poder retomar meus estudos”, disse.
Além de ter pontuação final de 704, ele atingiu 920 pontos na redação e atribuiu o seu desempenho ao curso preparatório.
“Eu não sabia fazer uma redação”, reconheceu Wellington. “Aprendi a sair do senso comum, ser mais crítico e assim poder estruturar melhor o texto”, completou.
Ele disse que achou o tema da redação “Publicidade infantil em questão no Brasil” fácil porque já tinha lido sobre o assunto e tinha opinião formada.
“Quando vi o tema dei risada. Comemorei”, relembrou.
Com o resultado da prova do Enem, ele sonha com a carreira de engenheiro aeroespacial e acompanha com atenção a vinda dos caças suecos para o Brasil.
“Leio sempre na Tribuna sobre a Saab, a Inbra e os acordos com a Embraer, quem sabe um dia eu estarei na equipe que desenvolverá essas aeronaves”, projetou.
Wellington planeja a carreira, que se iniciará em breve, sem perder o foco em seu papel cidadão.
“Quero estudar para poder contribuir com o desenvolvimento do meu País”, concluiu.
Trecho da redação nota 920
“Não adianta proibir a publicidade infantil e deixar a cargo do governo a criação das crianças. Uma legislação firme é importante, mas não exime dos pais a responsabilidade sobre o que as crianças devem ou não ver”.
Redação do Enem testa capacidade de formular soluções
“O tema da redação do Enem ‘Publicidade infantil em questão no Brasil’ não traz nenhuma novidade dentro da proposta das provas que já foram aplicadas”.
A explicação é do diretor da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, Gilberto Alvarez Giusepone Júnior, o professor Giba.
Segundo ele, os temas podem ser escolhidos em quatro ordens, que são cultural, social, científica ou política e a correção da prova é feita a partir da análise de cinco competências.
“O tema deste ano está relacionado à quinta competência, que trata dos direitos humanos e é bastante atual, uma vez que a publicidade infantil ainda não está regulamentada no Brasil”, disse.
“O aluno deve apresentar os problemas relacionados ao tema e as soluções viáveis. Tem que se posicionar”, observou o professor.
Para o diretor de Organização do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho (foto), a conquista do estudante Wellington Oliveira é uma vitória de todos.
“Uma das diretrizes dos Metalúrgicos do ABC é a Educação”, destacou. “Esse resultado positivo é o retorno que esperamos aos nossos investimentos na formação e qualificação profissional”, completou Bigodinho.
“Além disso, o Sindicato contribui para garantir o futuro da região como polo de desenvolvimento do País”, finalizou.
Saiba quais são as cinco competências analisadas para a correção da redação do Enem
Competência 1 – Norma Culta: estruturas sintáticas e obediência às convenções da escrita.
Competência 2 – Capacidade de leitura: compreensão, aplicação do conhecimento de várias áreas e desenvolvimento.
Competência 3 – Tese e argumentação: selecionar, relacionar e organizar argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 – Coesão: articulação, ligação, relação. Os nexos que se estabelecem entre os elementos do texto.
Competência 5 – Proposta de intervenção social. Respeito aos direitos humanos.
*A pontuação vai de 0 a 200 em cada uma das cinco competências.
Da Redação