EUA destinam US$ 12 bi às montadoras e fornecedores para a renovação de fábricas

Washington quer incentivar o retrofit das unidades, de forma com que tenham capacidade para produzir veículos com tecnologias mais avançadas

O governo dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira, 31, que irá destinar US$ 12 bi às fabricantes e fornecedores para a renovação de suas fábricas. Com isso, Washington pretende incentivar o retrofit das unidades, de forma com que tenham capacidade para produzir veículos com tecnologias mais avançadas.

“Enquanto ocorre a transição para os EVs, queremos garantir que os trabalhadores possam caminhar junto desse movimento. Não queremos deixar ninguém para trás”, disse Jennifer Granholm, atual secretária de energia dos Estados Unidos, em entrevista coletiva.

Os subsídios, que irão transformar as fábricas atuais em unidades prontas para a produção de veículos elétricos, podem funcionar de forma a atenuar as críticas das montadoras instaladas nos Estados Unidos ao governo. Além disso, também atua como um apaziguador de ânimos da UAW, o sindicato local. Na avaliação de fabricantes e sindicalistas, a administração Biden impõe regras ambientais sem dar margem para muito diálogo.

O UAW, inclusive, alertou inúmeras vezes que uma transição energética brusca poderá resultar em perda de centenas de postos de trabalho nos estados de Michigan, Illinois, Ohio e Indiana. Seus integrantes negociam com as três grandes montadoras instaladas em Detroit (General Motors, Ford e Stellantis) novos contratos para os funcionários, bem como reestruturação dos planos de aposentadoria dos colaboradores.

Do Automotive Business