EUA podem banir uso de softwares chineses em carros vendidos no paÃs
Governo afirma que programas representam ameaça à segurança da nação
O Departamento do Comércio dos Estados Unidos quer que carros equipados com softwares chineses sejam banidos das estradas do paÃs. O motivo seriam as preocupações com segurança e proteção de dados sigilosos, que poderiam até banir a importação de veÃculos vindos da China. Caso seja aprovada, a lei obrigaria todas as montadoras de carros a removerem qualquer software ou hardware de origem chinesa dos carros comercializados nos Estados Unidos.
O governo Joe Biden vem demonstrando preocupações sobre a possÃvel coleta de informações realizada por empresas chinesas, que aconteceria através dos carros conectados. As autoridades também estariam receosas quanto a uma eventual manipulação de veÃculos conectados à internet e sistemas de navegação. Em fevereiro, a Casa Branca ordenou até uma investigação para identificar potenciais riscos.
A proibição ainda pode impedir que empresas chinesas realizem testes de carros autônomos em estradas norte-americanas. Os vetos seriam estendidos a companhias originárias de outros adversários polÃticos dos EUA, como a Rússia. No começo do mês, o governo de Biden começou a aplicar os novos impostos de importação sobre produtos chineses. No caso dos carros elétricos, a alÃquota foi quadruplicada e passou de 25% para 100%.
Embora não haja tantos automóveis de passeio ou utilitários com sistemas ou produção de origem chinesa vendidos nos Estados Unidos atualmente, a secretária do Comércio, Gina Raimondo disse que o departamento decidiu agir “antes que fornecedores, montadoras e fabricantes de autopeças ligadas à China ou Rússia se tornem dominantes no setor automotivo”.
Do Automotive Business