Europa vai importar 800 mil carros fabricados na China até 2025

Maioria será de veículos totalmente elétricos e parte, inclusive, de montadoras de origem ocidental

Os países europeus preveem a venda de até 800 mil carros fabricados na China, a maior parte deles totalmente elétricos, até 2025. De acordo com um estudo da consultoria PwC, a importação para a Europa ocorrerá à medida que as marcas chinesas aumentarem a participação de mercado.

Dos potenciais 800 mil carros fabricados no país asiático, cerca de 330 mil serão de montadoras ocidentais como Tesla, BMW e Renault, que já exportam para a Europa modelos elétricos fabricados na China, como o Tesla Model 3, o BMW iX3 e o Dacia Primavera.

Segundo Felix Kuhnert, sócio e líder automotivo da PwC na Alemanha, as montadoras europeias ainda enfrentam problemas na cadeia de suprimentos e se concentram na produção de veículos elétricos mais caros (e de menor volume). A estimativa dos analistas da PwC é de que, até 2025, as fabricantes chinesas alcancem uma participação no mercado de EVs da Europa de 3,8% a 7,9%.

Esse crescimento dependerá, no entanto, de como as montadoras são percebidas no mercado europeu. O estudo acrescenta que as “as marcas chinesas ainda são relativamente desconhecidas na Europa e têm muito trabalho a fazer para construir uma forte reputação de seus carros elétricos, principalmente quando se trata de modelos premium”.

Do Automotive Business