Ex-banqueiro suíço entrega dados de clientes ao Wikileaks
Rudolf Elmer, ex-banqueiro suíço, anunciou nesta segunda-feira (17) que vai entregar ao WikiLeaks uma lista com cerca de 2.000 nomes de titulares de contas correntes no exterior, suspeitas de evasão fiscal, segundo o jornal suíço.
“Os documentos mostram que eles se escondem atrás do sigilo bancário, talvez, a fim de evitar os impostos”, disse Elmer ao jornal. Ele afirma que entre os clientes estão multi-milionários, corporações internacionais e fundos de hedge em muitos países, como da Suíça, Alemanha, Estados Unidos e Grã-Bretanha, além de cerca de 40 artistas e políticos.Assange, editor chefe do Wikileaks, segundo informou o jornal, disse que a divulgação das informações ligadas ao banco serão divulgadas na íntegra. No entanto, o site vai se comprometer a analisar e checar as denúncias recebidas.Essa já a segunda vez que o ex-banqueiro colabora com o Wikileaks, ele já havia entregue outras informações bancárias que foram publicas no site.Atualmente, Elmer enfrenta, na Suiça, um processo na justiça por violar as regras do sigilo bancário.
De acordo com , nessa quarta-feira (19/01) o ex-banqueiro vai responder à essas acusações perante o Tribunal Distrital, em Zurique.Elmer foi demitido do banco privado Julius Baer em 2002. Após isso, ele passou a divulgar algumas informações as quais teve acesso enquanto trabalhava para o banco nas ilhas Cayman.
Do Opera Mundi