Ex-dirigente do Sindicato lança livro na Sede dia 5
Em ‘Superação’, Paulo Dias Neves reúne memórias de luta, política, família e experiências que atravessam os últimos 50 anos do Brasil

A luta dos trabalhadores é feita de muitas vozes e trajetórias. Uma delas agora ganha registro em livro: ‘Superação’ (Pedro & João Editores), de Paulo Dias Neves, ex-dirigente dos Metalúrgicos do ABC e ex-trabalhador na Makita. O lançamento será na próxima sexta-feira, 5, às 18h, na Sede do Sindicato, em São Bernardo.
Na obra, Paulo percorre um caminho marcado por contrastes: da fome à festa, do barraco à tribuna, da roça ao gabinete da Secretaria de Educação. Filho do êxodo rural, dividiu a vida entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai, enfrentando pobreza e incertezas sem jamais desistir. Sua narrativa é tecida de batalhas pessoais, dores familiares, encontros transformadores e vitórias coletivas, mostrando que até as derrotas trazem aprendizado.
Eleito vereador em 2008 pelo PT e secretário municipal da Educação em 2015 na cidade, Paulo reafirma no livro a ligação que nunca deixou de ter com o Sindicato. “Quero registrar meu agradecimento profundo aos Metalúrgicos do ABC. Escrevo isso porque minha formação técnica e política nasceu neste lugar. Sou imensamente grato pelo investimento que o Sindicato fez em mim como dirigente sindical. Infelizmente, a fábrica onde eu trabalhava fechou, e essa história também está no livro, com fotos e lembranças que guardo com carinho”.
E completa: “Quero agradecer à categoria metalúrgica, aos trabalhadores e trabalhadoras do Sindicato, que sempre me acolheram com tanto respeito e carinho. Esse, acredito, é o grande marco da minha vida sindical”.
Em ‘Superação’, 37 pequenas histórias se conectam para formar um grande mosaico: política, greves, fechamento de fábricas, desafios da vida, experiências no parlamento e no governo municipal. Mas também esperança, novas tecnologias, sustentabilidade, amizade, família e solidariedade. O relato é, ao mesmo tempo, memória pessoal e retrato vivo dos últimos 50 anos do Brasil.
São Bernardo
Teatro Underground

Neste domingo, 31, o hardcore toma conta do Teatro Elis Regina, em São Bernardo. A partir das 14h, acontece o Teatro Underground, com shows de Ação Direta (38 anos), DZK, Dischaos, Riot Wolves e Lixo Suburbano. Além das bandas, o evento contará com expositores, food trucks, cerveja artesanal, espaço de convivência e entrada gratuita para todas as idades. A apresentação será do companheiro Max Pinho, CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Mercedes e secretário-geral da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos). Chega junto para fortalecer a cena, celebrar a resistência e viver um domingo histórico de muito peso. Avenida João Firmino, 900, Bairro Assunção.