Ex-executivos da Marcopolo criam fábrica de furgões elétricos no Rio Grande do Sul

Um segmento que vendeu neste ano apenas 50,8 mil unidades até novembro, o de furgões, atraiu investidores de uma startup brasileira para a produção local desse tipo de veículo, mas com motor 100% elétrico. Eles são usados para transporte de cargas leves e passageiros, e várias marcas também estão importando modelos com essa tecnologia, bem mais caros do que as versões a combustão. Hoje, há dez opções de vans à venda no País. A maioria é importada e foi lançada neste ano.

A Arrow Mobility, com fábrica em Caxias do Sul (RS), foi criada por ex-executivos da Marcopolo no ano passado e já tem 100 pedidos de vans elétricas encomendados pela Localiza, a serem entregues a partir do primeiro semestre de 2023. Segundo a empresa, que teve sua estreia oficial no mês passado, durante a Fenatran – feira de transporte realizada em São Paulo –, a maior parte dos componentes usados na produção das vans é nacional, mas baterias e alguns itens eletrônicos são importados.

Com a receptividade do veículo durante o evento, Julio Balbinot, sócio e responsável pela área de estratégia e marketing, diz que a Arrow espera produzir pelo menos 2 mil unidades até 2025. Por enquanto único a ser fabricado no País, o Arrow One também é voltado principalmente a entregas de e-commerce. A startup criada por três investidores, todos oriundos da fabricante de ônibus Marcopolo, não revela valores gastos no projeto até o momento, mas informa que está finalizando uma rodada de investimentos.

O furgão, segundo a Arrow, é um projeto totalmente nacional, não emite CO2 e tem autonomia para rodar 270 quilômetros. “Leva menos de 3 horas para ser totalmente recarregada”, informa a startup. A van é seu primeiro produto, mas há outros em estudo.

Do Estadão