Exclusivo: MG vai usar fábrica do Chevrolet Spark para ter carros nacionais

Chinesa terá operação nacional em parceria com a Comexport no final de 2026

Poucos meses depois de voltar ao Brasil com portfólio elétrico e novo posicionamento, a sino-britânica MG já planeja começar a montar veículos em solo nacional. A própria marca anunciou os planos durante o Salão do Automóvel e confirmou que os trabalhos serão realizados a partir de 2026. De acordo com apuração, a MG montará veículos no Brasil em Horizonte (CE) a partir de acordo firmado com a Comexport, empresa que adquiriu a antiga fábrica da Troller.

A unidade foi transformada e agora chamada de Pace (Planta Automotiva do Ceará), em um centro produtivo multimarcas. Ainda não há uma data para o início da produção local, mas podemos estimar que isso deve acontecer no final de 2026, dada a complexidade de instalar uma linha de montagem para uma nova marca.

A Comexport já tem acordo firmado com a Chevrolet para montagem do Spark EUV e deverá fechar parceria nos mesmos moldes com a MG. No caso da General Motors, o contrato prevê a montagem de 8.800 unidades ao longo de 2026 na modalidade SKD (Semi Knocked-Down). A capacidade da fábrica, no entanto, é bem maior: cerca de 80 mil veículos.

Em setembro de 2024, a Comexport anunciou a compra da fábrica, até então de propriedade da Ford. De lá para cá, prometeu investir R$ 400 milhões para transformar o local em um centro multimarcas. Todos os equipamentos foram trocados (sendo 35% nacionais), os setores desgastados pelo tempo foram recuperados e a área total foi ampliada para 600 mil m².

Do AutoEsporte