Exclusivo: Volkswagen vai importar motor híbrido antes de produção nacional
Apuramos que o conjunto híbrido leve flex chegará do México até que a produção nacional na fábrica de São Carlos (SP) comece, em 2031
Se você acompanha a Autoesporte, já sabe que a Volkswagen prepara o lançamento de seus primeiros carros híbridos no Brasil. Os modelos em questão serão as novas gerações da dupla T-Cross e Nivus, que devem ser produzidas em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2027. Pois agora, apuramos que a fabricante só deve produzir seu motor híbrido flex nacional em 2031, cerca de quatro anos após a estreia do primeiro modelo nacional eletrificado.
A primeira tecnologia da empresa a estrear por aqui será a híbrida leve (MHEV) de 48V, com o motor 1.5 TSI Evo2, uma evolução do 1.4 TSI já convertido para flex. Este será justamente o conjunto que será nacionalizado em 2031, na fábrica de São Carlos (SP), e incluirá a produção tanto o conjunto elétrico, como a transmissão. Até lá, nossa reportagem apurou que os SUVs híbridos nacionais da Volkswagen vão ter motores importados do México.
Atualmente, vale dizer, a fábrica de São Carlos produz mais de 600 mil motores por ano e será preparada para trabalhar com conjuntos eletrificados. Tanto que está prevista uma redução gradual na produção da unidade nos próximos anos até a chegada da família EA211 Evo. Com essa estratégia, gradualmente, o motor 1.4 TSI, feito na unidade, vai perder espaço para o 1.5 TSI Evo. Autoesporte apurou também que os fornecedores de componentes já trabalham no desenvolvimento do novo motor.
Além do MHEV, o outro conjunto a estrear no Brasil será o sistema híbrido pleno (HEV), que também usará o motor 1.5 TSI Evo2. No entanto, este só deve chegar depois de 2027 e sem previsão de produção nacional no atual ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões. Portanto, caso seja feito em São Carlos, será após 2031.
Do AutoEsporte