Executiva mundial da Stellantis avisa aos funcionários para “apertar os cintos” e segurar os gastos
Em meio a um cenário econômico desafiador, a Stellantis, gigante automotiva dona das marcas Fiat, Citroen, Peugeot, Jeep e Ram, está implementando uma série de medidas rigorosas para cortar despesas e manter suas finanças sob controle. A mais recente dessas ações, conhecida internamente como “doghouse” (casinha de cachorro), visa impor um controle ainda mais severo sobre os gastos com fornecedores externos, como parte de um esforço para otimizar os custos operacionais da empresa.
A CFO (executiva de finanças) da Stellantis, Natalie Knight, comunicou à sua equipe financeira, por meio de um e-mail intitulado “The Doghouse is back!” (“A casinha de cachorro está de volta!”), que todos os pedidos de compra de fornecedores externos passarão a ser rigidamente analisados, segundo publicação do The Wall Street Journal. Segundo Knight, ao aplicar uma maior disciplina nesses processos, a empresa poderá gerar economias significativas, garantindo assim melhores resultados financeiros a longo prazo.
Ao mesmo tempo, a Stellantis está envolvida em uma batalha judicial com o United Auto Workers (UAW), o influente sindicato dos trabalhadores automotivos dos EUA. O grupo acusa o sindicato de ameaças infundadas de greve, após a empresa adiar investimentos prometidos para reabrir uma fábrica em Illinois. A disputa coloca ainda mais pressão sobre a Stellantis, que já enfrenta um mercado automotivo em desaceleração e uma crescente necessidade de ajustar sua produção à demanda real.
A política “doghouse” não é novidade dentro da Stellantis, sendo usada anteriormente para monitorar de perto projetos que exigem mais atenção. Dessa vez, a reimplementação desse controle faz parte de um pacote de medidas mais amplo, que também inclui a redução nas projeções de fluxo de caixa para 2024 e cortes significativos nas operações industriais da empresa, especialmente nos Estados Unidos.
Do Notícias Automotivas