Existe futuro para os carros pequenos mais baratos?
Carros chineses compactos são mais baratos e estão invadindo todos os mercados mundiais
A aceleração da transição dos motores a combustão para carros elétricos está definitivamente remodelando a indústria automobilística global. Isso muda tudo em torno do carro: desde a própria concepção e a forma como os fabricantes de automóveis projetam e desenvolvem um carro, até a maneira como os clientes dirigem e interagem com ele. Alguns países e fabricantes de automóveis estão mais bem preparados para a transição do que outros. O mesmo acontece com os segmentos de carros.
Enquanto os SUVs e carros premium e de luxo costumam estar melhor preparados para adotar o novo trem de força, outros segmentos, como os carros pequenos, enfrentam mais desafios. É uma questão de sensibilidade ao preço. Apesar dos esforços, a bateria ainda representa uma parte importante dos custos de produção de um carro elétrico. Quanto mais alto o segmento, menor o impacto da bateria nos custos totais de um carro elétrico. É por isso que tanto a indústria de veículos elétricos europeia quanto a americana começaram a crescer a partir do topo com veículos de luxo e premium.
E é por isso que a oferta nos segmentos mais baixos ainda é limitada. O futuro dos carros pequenos tem duas faces. Por um lado, aqueles fabricados na Europa sobreviverão dependendo de quão baixos podem ser os custos da bateria. A Europa é uma região cara para produzir carros, então qualquer aumento de custos continuará prejudicando a viabilidade financeira dos segmentos menos lucrativos. A forte pressão dos governos da região para adotar a eletricidade está forçando os fabricantes a parar de produzir carros pequenos ou a transferir a produção para fora da Europa.
Por outro lado, à medida que essa pressão aumenta sobre os fabricantes europeus, torna-se a oportunidade perfeita para a indústria chinesa preencher essa lacuna. A China pode produzir carros elétricos mais baratos, graças ao forte comprometimento do governo central e à força de trabalho mais competitiva. Um carro pequeno chinês é, em média, 58% mais barato do que carros pequenos não chineses na China, o que significa que eles têm o potencial de abalar os mercados no exterior.
Do Motor1