Expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,6 anos

A expectativa de vida ao nascer no Brasil chegou a 74,6 anos em 2012, segundo dados divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União. Em 2011, a expectativa de vida era 74,08 anos.

O número varia de acordo com a idade do brasileiro. Para um brasileiro de 40 anos, por exemplo, a estimativa é que ele viva até os 78,3 anos. Já para pessoas acima de 80 anos, a expectativa é que vivam mais 9,1 anos.

IBGE: Expectativa de vida das mulheres cresce mais que a dos homens

A expectativa de vida das mulheres aumentou mais do que a dos homens em 2012, na comparação com um ano antes, apontou a Tábua Completa de Mortalidade, divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, a esperança de vida ao nascer das mulheres chegou a 78,3 anos no ano passado, com aumento de seis meses e 25 dias em relação à expectativa observada em 2011.

Para a população masculina, o aumento foi de quatro meses e dez dias, passando de 70,6 anos para 71 anos. 

Uma das explicações apontadas pelo IBGE para a expectativa de vida das mulheres ser superior à dos homens é a maior incidência dos óbitos por causas violentas entre a população masculina. O instituto assinala que o problema atinge, sobretudo, jovens adultos, com idade entre 15 e 30 anos. 

Segundo o IBGE, a probabilidade de um recém-nascido do sexo masculino não completar o primeiro ano de vida foi de 0,01703, isto é, para cada mil nascidos, 17 deles não completariam o primeiro ano de vida. Se fosse do sexo feminino, este valor seria 0,01428, ou 14 entre mil. 

Da Agência Brasil / Valor Econômico