Exportação de veículos surpreende e cresce 21,9% em janeiro, aponta Anfavea

Apesar do bom resultado, a pandemia continua a afetar o resultado de vendas de veículos novos no mercado interno, que registrou uma queda de 11,5% no mês passado

Os volumes de exportação de veículos melhoraram no início deste ano na comparação com o ano passado. Foram embarcadas 25 mil unidades, uma elevação de 21,9% na comparação com janeiro de 2020, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O resultado surpreendeu até os dirigentes do setor. “Estamos em pandemia em toda a América Latina”, destacou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. Ele disse que a entidade ainda avalia os motivos da melhora. A receita com exportação de veículos somou US$ 457,2 milhões em janeiro, uma alta de 24,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Apesar do bom resultado, a pandemia continua a afetar o resultado de vendas de veículos novos no mercado interno. Em janeiro, foram licenciados no país 171,1 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Isso representou uma queda de 11,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação com dezembro a queda foi ainda maior, de 29,8%.

Ao comentar o fraco resultado no mercado interno, Moraes disse que janeiro costuma ser um mês atípico e que não se pode tirar conclusões do cenário com a análise de um único mês. Além disso, o mês passado teve dois dias a menos em relação ao mesmo mês do ano passado. Apesar da retração das vendas no mercado interno, o ritmo de produção de veículos registrou melhora em janeiro. Na comparação com o mesmo mês de 2020, houve um aumento de 4,2%, num total de 199,7 mil unidades.

Do Valor Econômico