Exposição Histórias da Nossa Classe retrata luta dos trabalhadores na ditadura
A luta dos metalúrgicos e as perseguições políticas sofridas na Volks durante a ditadura militar podem ser conferidas na exposição fotográfica Histórias da Nossa Classe, que teve abertura na noite de quarta-feira, 13, no hall do Teatro Municipal de Mauá.
A mostra é baseada na série de entrevistas realizadas em parceria com a Associação Heinrich Plagge e o portal Opera Mundi. A visitação vai até o dia 20, das 8h às 18h (Rua Gabriel Marques, 353, Centro).
O secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, destacou a importância de conhecer as histórias. “A luta deles valeu a pena, ela que nos permitiu sonhar com uma sociedade melhor e ter o direito de falar hoje. A nossa luta continua em defesa da democracia, da liberdade e dos direitos”, ressaltou.
O presidente da Associação Heinrich Plagge, Tarcísio Tadeu, reforçou que são histórias de pessoas que fizeram parte da resistência no período mais difícil do país com a ditadura militar. “Muitos deram suas vidas, inclusive tivemos as presenças de famílias de companheiros que foram torturados, que desapareceram. Os direitos humanos e a democracia são irmãs gêmeas, não existe uma sem a outra”, afirmou.
A Associação entregou a medalha Lúcio Bellentani de Direitos Humanos ao ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, que completou 80 anos. “Foi um reconhecimento pela resistência, pela atuação na administração pública e por ser um bravo lutador por direitos humanos”, contou Tarcísio.