Fábrica argentina da Ford usa inteligência artificial até para apertar parafuso
Unidade que fará nova picape Ranger ganha protagonismo após encerramento da produção no Brasil
O teto de um dos galpões da fábrica da Ford em Pacheco, Argentina, foi elevado em dois metros. A mudança se fez necessária devido às dimensões de uma nova prensa, que faz as peças da carroceria da linha 2024 da picape Ranger. O modelo será apresentado no Brasil ainda neste semestre. Foram investidos US$ 660 milhões (R$ 3,3 bilhões) no país vizinho.
Até os robôs que apertam os parafusos utilizam inteligência artificial para detectar se o torque aplicado está correto. Em caso de problema, a tecnologia indica qual componente deve ser revisto. A linha de montagem dobrou de tamanho, o que permitiu um aumento de 70% na capacidade de produção. Agora é possível produzir 110 mil unidades por ano, e a maior fatia deve vir para o Brasil. Foi o que ocorreu em 2022, quando foram fabricadas 50 mil picapes Ranger em Pacheco.
Dessas, 14,3 mil desembarcaram aqui. A unidade argentina e seus 318 robôs inteligentes materializam o conceito de fábrica 4.0, algo que não deu tempo de ser implementado pela marca americana nas plantas brasileiras. A montagem local foi encerrada no início de 2021. A experiência em produzir esses utilitários facilitou o aprendizado dos trabalhadores argentinos, que passaram por muitas horas de treinamento para lidar com novas ferramentas tecnológicas.
Antes operadores, agora são praticamente programadores. As novas alas são mais iluminadas que as antigas, em que equipamentos que remontam aos anos 1970 permanecem ativos. Mesmo quando a produção da nova Ranger ocupar as linhas de montagem, o maquinário “velho” seguirá fazendo peças de reposição por algum tempo. A Ford não revelou planos para além de 2023, mas espera-se que outros modelos sejam montados em Pacheco. Um deles é o SUV Everest, que usa a mesma base da picape. Há ainda a possibilidade de fabricar carros elétricos, algo viável após a modernização da unidade.
Da Folha de São Paulo