Fábrica da Hyundai de Piracicaba causa problemas a trabalhadores
O Ministério do Trabalho constatou inúmeras irregularidades trabalhistas na construção da unidade da Hyundai em Piracicaba, anunciada como a mais moderna fábrica de carros do País.
Problemas como superlotação dos alojamentos, atraso no pagamento e falta de higiene do restaurante, obrigaram a empresa assinar um termo de ajuste de conduta, onde assume a responsabilidade pelos 1.500 companheiros contratados por terceiras para a obra.
“Como a Hyundai alegava não ter condições de fiscalizar as terceirizadas, optamos pela interdição dos alojamentos até fechar o acordo que determina aos trabalhadores das terceiras o mesmo tratamento do pessoal da Hyundai”, disse Edson Batista dos Santos, do Sindicato da Construção Civil da cidade.
Até agora, a fábrica da montadora em Piracicaba só produziu impactos negativos na cidade. As unidades de saúde próximas ao alojamento estão sempre superlotadas e o preço do aluguel disparou.
O técnico em segurança Marco Hister, do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador, alertou que operários da obra vieram de outras regiões e ao final da construção podem ter dificuldade de se estabelecer na cidade. “Tememos que o pessoal vá para a periferia, engrossando as favelas”, concluiu.
Da Redação