Fábrica da Volkswagen em Taubaté é modernizada para produzir modelos MQB

A partir de janeiro, com a produção em série do Polo Track em Taubaté, SP, a Volkswagen terá todas as suas fábricas da América do Sul aptas a produzir veículos sobre a plataforma MQB, mais flexível por sua modularidade. Com o fim da produção do Gol e do Voyage, e com exceção da picape Saveiro, montada na Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, todos seus modelos na região serão montados sobre esta plataforma.

Sem informar valores, mas dizendo que fazem parte do plano de R$ 7 bilhões de investimentos até 2026, a Volkswagen promoveu uma série de mudanças na fábrica da região do Vale do Paraíba a fim de moderniza-la para a produção do novo modelo. Novos equipamentos, mais robôs e até sistema de solda mais moderno foram incorporados às linhas da unidade, inaugurada em 1976 e que teve como primeiro modelo ali produzido o Passat, dois anos depois.

A fábrica já monta, ainda em fase de testes, o Polo Track, que ganhou um espaço novo dentro do body shop, onde foram concentradas as novidades. Ali estão os oitenta robôs novos, que ampliaram para 240 o total presente na área. A área também ganhou uma solda a laser trifocal, única da VW no País, que permite soldar peças de diferentes tipos de material, como chapas estampadas a quente e a frio ou galvanizadas.

A área passou a ter câmaras que fazem, em tempo real, checagem dos pontos de solda. Na montagem a principal mudança foi na ampliação e na adaptação da área do Fahrwerk, popularmente conhecido como casamento, onde chassi, powertrain e carroceria são integrados. Na estamparia nada mudou, ainda que os moldes do Polo Track sejam novos – e milhões de reais tenham sido gastos neles. Mas impressiona a linha de prensa, composta por quatro unidades, que fazem quinze golpes por minuto e produzem 103 peças diferentes.

Da AutoData